build your own website

CULTURA LOCAL

  Rua Mariana de Queiroga, 141 - Centro - Bocaiuva CEP: 39390-000

(38) 3251-4429 / 3251-3015 gabinete@bocaiuva.mg.gov.br

Folia de Reis de Alto Belo

O distrito de Alto Belo, localizado em Bocaiúva é conhecida em todo o mundo pela sua famosa Folia de Reis que acontece no início do mês de Janeiro, organizada por Téo Azevedo,músico repentista, com participação de artistas de todo Brasil. A festa que reúne pessoas de todo Brasil buscando manter viva a tradição da Folia de Reis da região. A programação da festa conta com uma série de atividades artísticas, religiosas e folclóricas. Acontece também nos dias da festa, os tradicionais concursos de Lundu, assobiador e risada mais engraçada, o maior mentiroso, maior contador de causos, o pequi mais pesado, a manga mais pesada, o mais rápido roedor de pequi e o maior chupador de manga. Também são premiados o mais gostoso prato de arroz com pequi, válido só para mulheres acima de 40 anos. Além das corridas de galinha, porco, jumento, cavalo de pau e corrida de costas.É um verdadeiro festival de folclore e cultura popular.

Carnaval

O Carnaval de Bocaiúva é um dos mais animados de todo Norte de Minas, atraindo turistas de toda região para prestigiar os desfiles de Blocos cariocatos e Escolas de Samba além de acontecerem vários shows com bandas na praça da cidade e programações especiais nos clubes e boates.

Festa de São José

É realizada no mês de março de cada ano. Há o levantamento do mastro no sábado e a procissão percorre as ruas da cidade, no domingo a tarde, acompanhada de uma multidão de devotos.

Festa de São Benedito

Realizada em todo município, no mês de abril. A cada ano, uma família promove e quem queira participar está convidado. Há rezas, missas e almoço os catopês comparecem e são aplaudidos pelo povo.

Festa do Divino Espírito Santo

Realizam-se todos os anos segundo a tradição, as festas do Divino Espírito Santo, no domingo de pentecostes. Na noite da véspera da festa, é levantado o mastro, ao som da música em frente a igreja do Senhor do Bonfim. Pela manhã, o grupo, reunido e organizado, inicia a bonita demonstração com os cantos e danças, acompanhados de um conjunto instrumental. Durante o percurso, da casa dos imperantes para a igreja onde é realizada a missa, ouve-se a música que se imita as festas indígenas com a presença dos catopês, juízes e assistência do povo bocaiuvense. Após a realização da missa, há fogos de artifícios, foguetes e um banquete com comidas variadas e servido a todos os presentes. Por meio de sorteio, é escolhido um membro da sociedade para ser o custeador dos festejos, que é denominado imperador.

Festa Coração de Jesus

Festa também de cunho religioso é realizada pela Paróquia do Coração de Jesus, no bairro Pernambuco, tem a duração de uma semana e conta com uma programação bastante variada como novenas, missas, leilões e barraquinhas.

Festa do Senhor do Bonfim

A maior festa religiosa do Estado e de grande expressão em todo Norte de Minas, conta com ampla estrutura para suportar milhares de visitantes que vêem até a cidade para peregrinar e também para festejar. Contando com shows de grandes artistas do país durante toda programação e espetáculo pirotécnico. Comemorada desde o aparecimento da imagem do Senhor do Bonfim XVIII, a festa tem o seu inicio no mês de Julho, com uma programação bem variada na primeira semana como novenas preparatórias, barracas com muita descontração, carreata e procissão de carros além de outros eventos que acontecem na Igreja da Matriz do Senhor do Bonfim.

Já na segunda semana , especificamente no Sábado acontece a descida de imagem do Senhor do Bonfim,a Santa Missa e logo após procissão e levantamento da Bandeira, contando com um espetacular show pirotécnico. No Domingo destaca-se a grande procissão de fiéis, animada com cavaleiros, catopês, bandas de música e quadros vivos.

Festa de Nossa Senhora do Rosário

A preparação da festa inicia-se um mês antes com as visitas às residências para adquirir donativos para o banquete final e para as vestimentas de tafetá e cetim bordados, coroa e cetro dourado. Há o levantamento do mastro, no sábado que antecede a festa e no domingo a missa com a presença dos reis, princesas e catopês. Terminada a missa, o cortejo sai da igreja ao som de palmas e foguetes, abrigados pelo vistoso guarda-sol. O cortejo se dirige ao local escolhido pelos reis, onde é servido um banquete aos convidados. Realiza-se a procissão e após a mesma há o sorteio da coroa para o ano seguinte. A festa realiza-se no primeiro domingo de outubro.

Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus, é realizada pela Fraternidade Evangélica de Bocaiúva e reuni centenas de pessoas em passeata pelas ruas da cidade declarando que Jesus reina em Bocaiúva. Durante todo o percurso a multidão, formada por senhores, jovens e crianças, canta hinos evangélicos e brada rei, rei, Jesus é o nosso Rei. Os organizadores da Marcha para Jesus afirmam que é chegada a hora das barreiras denominacionais entre as igrejas evangélicas caírem por terra. O que deve prevalecer é o reino de Deus, aqui o nosso objetivo é exaltar o nome de Jesus Cristo como único salvador da humanidade, destacam.

ENDEREÇO
Centro Administrativo
Rua Mariana de Queiroga, 141
Centro - Bocaiuva/MG
39390-000

CONTATO
gabinete@bocaiuva.mg.gov.br
Telefone: 38-3251-4429
Fax: 38-3251-6509

LINKS