SAAE

 

 

SAAE - Serviço Autônomo de Água e esgoto de Bocaiuva


O SAAE - Serviço Autônomo de Água e esgoto de Bocaiuva, foi instituído como Autarquia Municipal pela lei n° 1439 de 26 de abril de 1977. Na época o SAAE estava vinculado à residência de engenharia de Pirapora, da antiga FSESP - Fundação de Serviços Especiais de Saúde Pública. O sistema de abastecimento de água de Bocaiuva foi projetado pela FSESP, e era composto de uma bateria de poços profundos localizados no matadouro, um reservatório apoiado e rede de distribuição.


Com o desenvolvimento da cidade, foi projetada e construída uma Estação de Tratamento de água do tipo convencional com capacidade para tratar 25 litros de água por segundo, barragem e adutora para a captação do Córrego do Sumidouro, bem como uma adutora de água tratada que foi interligada ao antigo sistema através do reservatório existente. Com o aumento da população e a queda de vazão do Córrego do Sumidouro houve necessidade de perfuração de novos poços com a orientação da FSESP.


O tempo foi passando e a demanda por água aumentando. Já era hora de procurar água em outro local. Foi quando estudos apontaram um promissor manancial de água bruta. O Ribeirão do Onça distante 40 km da cidade de Bocaiuva. Cunstruiu-se uma represa e implantou-se então a atual adutora de captação de água bruta no Ribeirão do Onça.Abandonando de vez a captação do Sumidouro.

 

Diretor: Robson Rafael Andrade
Sede administrativa: Praça Pedro Caldeira, 07-A, Centro.

Telefone: 3251-1583