Distrito Industrial

Informações e Leis que criaram o distrito industrial de Guaraciama-MG.

Publicado em 03/06/2019 08:27

EMPRESAS VOCÊS CONHECEM GUARACIAMA? GUARACIAMA É SUDENE! GUARACIAMA É PARCEIRA DO EMPREENDEDOR.

Imagem da área do Parque industrial

Por meio da Lei Municipal Nº 463, de 30 de agosto de 2016, fora criado o primeiro Distrito Industrial do Município de Guaraciama, objetivando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

Situado nas proximidades da fazendas Pé do Morro e Félix, a dois quilômetros do centro da cidade, a zona conta com uma área de mais de 42 mil metros quadrados. Para favorecer ainda mais a logística e acessibilidade das empresas, o Distrito Industrial de Guaraciama fica na margem da LMG 651, estando a 20 km da BR-135, que interliga a região central de Minas Gerais ao Nordeste. Já estruturado com rede específica de distribuição de água e eletricidade (baixa e alta tensão) as empresas podem contar com uma zona favorável para suas edificações e instalação dos seus maquinários. Emancipada há 24 anos, Guaraciama tem a população estimada de 4.954 habitantes, sendo 60% na zona urbana e 40% na zona rural. Conforme dados do IBGE, em 2017, o salário médio mensal era de 1.6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 9.2%.

Lei Nº 514/2019 de criação do Programa de Atração de Investimentos - Guara Inova.

Perfil econômico
Com uma forte tendência na agropecuária, sendo um dos setores que mais empregam, Guaraciama se destaca com a produção agrícola. De acordo com a Fundação João Pinheiro, este setor nos últimos anos foi a principal atividade econômica em sua microrregião. Dentre as culturas exploradas, destacam-se: feijão, milho, mandioca, cana de açúcar, sorgo e café. A Administração Pública é o segundo segmento que mais gera fonte de renda no município, com mais de 250 empregos diretos e outros 200 indiretos.

Mais energia para menos transtornos
Croqui da linha de transmissão de energia de alta tensão em construção, entre os municípios de Bocaiuva e Guaraciama (legenda da imagem).

Para aumentar a capacidade de atendimento da demanda de novos e futuros empreendimentos, foram investidos R$ 2.949.368,08 em todo o sistema de fornecimento de energia, para o Distrito Industrial. A conclusão está prevista para 31/07/2020 e possibilitará a dupla alimentação para toda a região. Sendo assim, em caso de falha ou falta de uma das redes, um outra poderá suprir a cidade, o que reduzirá os transtornos ocasionados com o desligamento repentino.


Fotos Aereas

© Prefeitura de Guaraciama - Todos os direitos reservados